O perfil dos nossos consultores é deliberadamente diversificado para que cada caso possa beneficiar de uma análise o mais completa possível. Todos têm em comum o facto de terem ocupado cargos de alto nível em grandes empresas ou nas instituições europeias e nacionais. No âmbito das suas acções ao nível das instituições regionais belgas, em especial na região flamenga, a Action Europe conta com uma rede de consultores de língua neerlandesa.


Gérard BALLY, Fundador da Action Europe, Conselheiro.
Pioneiro nas relações institucionais a nível da União Europeia, Gérard Bally abriu, em 1989, um dos primeiros gabinetes especializados em assuntos públicos em Bruxelas, a EURODOM, especializado na defesa dos atores ultramarinos no que diz respeito à elaboração de legislações comunitárias e nacionais. Logo depois, Gérard Bally criou a empresa ACTION EUROPE, um gabinete de assuntos públicos que veio completar a competência de EURODOM, alargando o seu campo de ação para clientes além dos departamentos franceses ultramarinos. Uma figura emblemática na defesa dos interesses dos socioprofissionais nos departamentos franceses ultramarinos em Bruxelas há mais de 30 anos, Gérard Bally tornou-se um excelente conhecedor dos assuntos Europeus com uma rede importante de contactos em Paris e em Bruxelas, além das questões ultramarinas. A ACTION EUROPE intervém também em Paris, gerindo uma ampla gama de pastas relacionadas a todas as políticas públicas nacionais e comunitárias. Gérard Bally recebeu a Ordem do Mérito Agrícola, a Ordem Nacional do Mérito e a Legião de Honra em reconhecimento ao conjunto do seu percurso.


Robert SENGEL, Gerente, Sócio, Consultor sênior.
Formado pela Ecole Nationale des Ingénieurs des Techniques Agricoles de Dijon, especializado em pecuária, Robert iniciou sua carreira na Chambre d'agriculture du Bas-Rhin como diretor adjunto do Etablissement Départemental de l'Elevage (do qual era diretor interino desde muito jovem). Trabalhou durante 6 anos como director do Etablissement départemental de l'Elevage à la Réunion, responsável pelo desenvolvimento dos sectores animais. Em seguida, foi contratado como Secretário Geral das duas Interprofissões (ARIBEV e ARIV), cargo que ocupou por 18 anos (1996-2013). Nesta qualidade, realizou numerosas auditorias relacionadas com a estruturação de sectores em diferentes territórios. Robert juntou-se à Action Europe em 2019 com experiência operacional como gestor, especialista na estruturação de setores agroalimentares e na criação de projetos de desenvolvimento conjuntos, competências que combinou com o seu conhecimento das instituições e das questões territoriais. Ele foi agraciado com a Ordem Nacional de Mérito.


Benoît LOMBRIERE, Sócio, Consultor sênior.
Formado em escolas de negócios (ESSEC e IEP em Bordéus), Benoît Lombrière trabalhou como conselheiro parlamentar na Assembleia Nacional em França e em vários departamentos ministeriais durante quase dez anos. Antes de trabalhar para Action Europe, foi conselheiro do Presidente da Republica francesa sobre questões ligadas aos departamentos ultramarinos. Benoit Lombrière é um especialista dos circuitos de decisões governamentais e administrativos. A sua análise sobre questões de poder revela-se na maior parte das vezes determinante para adotar a melhor estratégia a seguir no âmbito da execução eficaz dos dossiês dos nossos clientes.


Emmanuel DETTER, Sócio, Consultor sênior.
Formado em escola de negócios (Lyon) e licenciado em sociologia, Emmanuel Detter iniciou a sua carreira no Ministério dos Departamentos Ultramarinos onde era responsável pelas restruturações industriais. Depois disso, exerceu a função de Secretário Geral junto ao Grupo Labeyrie, e de Diretor Financeiro junto ao Grupo Tracing Server. Emmanuel Detter começou a trabalhar para Action Europe em 2007 e contribuiu de forma importante ao trabalho da empresa com a sua experiencia operacional de alto funcionário financeiro em grandes empresas industriais, associada com os seus conhecimentos das instituições públicas e das questões ultramarinas.



Catherine ULLENS de SCHOOTEN, Conselheira.
Catherine é licenciada em psicologia e trabalha na área da comunicação, publicidade e marketing há mais de 35 anos. Iniciou sua carreira como diretora do Orient Express para a Bélgica. Criou então a sua própria empresa de relações públicas e relações com a imprensa com uma clientela muito diversificada: Paribas, British Tourist Authority, Income, Armani, Diners Club, Levi's Jean, etc. Esta experiência levou-a a ocupar o cargo de Directora de Comunicação e Marketing na FNAC Bélgica durante 10 anos. Contratada como Diretora de Comunicações do Grupo De Boeck por 5 anos, ela se juntou ao Grupo Catella como Consultora Sênior nos departamentos de Transações e Investimentos por 6 anos, e depois realizou tarefas de comunicação e lobbying para clientes internacionais como parte de sua própria entidade C.C.F.G.


Philippe RUELLE, Consultor senior.
Formado pela ESSEC, IAE Caen e mestre em ciência e tecnologia agrícola e alimentar, Philippe trabalha há mais de 35 anos como gerente de empresas, cooperativas e organizações profissionais agrícolas e agro-alimentares na França continental, no exterior e internacionalmente. Liderou nomeadamente a Union de Coopératives Urcoopa na Ilha da Reunião, a divisão de Nutrição e Saúde Animal do grupo cooperativo In Vivo, e as empresas UGPBAN e Fruidor no sector da banana em Guadalupe e Martinica. Foi membro do Conselho de Administração da Cooperative Research Farm in animal feed, Presidente da Câmara de Arbitragem Internacional de Frutas e Produtos Hortícolas e Co-Manager da APEB, a associação dos produtores europeus de bananas. Juntou-se à Action Europe em setembro de 2019 para trazer a sua experiência empresarial e experiência nos desafios dos setores agrícola e agroalimentar para a empresa.


Kathleen FIGUEIREDO LAISSY, Consultora sênior responsável pelas relações com o Parlamento Europeu e as instituições belgas.
Kathleen Figueiredo Laissy tem um Mestrado (MSc) em gestão de desenvolvimento da London School of Economics (LSE) e uma licenciatura em relações internacionais e estudos de desenvolvimento (Universidade de Sussex, Reino Unido). Antes de trabalhar para Action Europe, Kathleen Figueiredo Laissy exerceu o cargo de gestora de assuntos públicos europeus para a empresa líder dinamarquesa no setor da energia DANFOSS, e antes disso foi Diretora adjunta de uma organização internacional intergovernamental, European Bureau for Conservation and Development (EBCD). Fluente em francês, inglês, português e espanhol, Kathleen Figueiredo Laissy desenvolveu uma rede sólida de contactos junto das instituições Europeias e de organizações internacionais. Integrou a equipa de Action Europe em setembro de 2016.


Thomas LEDWIDGE, Consultant sênior.
Thomas Ledwidge tem uma licenciatura em filosofia, politica e economia da Europa da universidade de Kent (Reino Unido) e um mestrado em relações internacionais (universidade de Lille). Thomas Ledwidge tem vários anos de experiencia em administrações estatais descentralizadas e desconcentradas. Antes de integrar a empresa em janeiro de 2012, Thomas Ladwidge trabalhou para o Ministério da Agricultura. A sua experiencia técnica sobre os dossiês é muito valiosa no trabalho quotidiano de Action Europe. Thomas Ledwidge é fluente em inglês.


Maeva BRUNFAUT, Consultora responsável pelas relações com o Parlamento francês.
Titular de um mestrado em relações internacionais e criminologia, Maeva desenvolveu um conhecimento aprofundado do direito francês e dos processos legislativos, graças à sua experiência de quatro anos como funcionária judicial no tribunal de justiça e depois como colaboradora parlamentar durante três anos, com um foco particular em temas ligados aos territórios ultramarinos e à Europa. Especializada no funcionamento da Assembleia Nacional e nas relações com os ministérios, Maeva juntou-se à equipa de Action Europe em novembro de 2019.


David PASCUAL-COLLETTE, Consultor.
Depois de um Mestrado em Assuntos Europeus da Universidade de Ciencias Politicas em Paris, o David descobriu a diplomacia europeia na India (durante um estagio na Delegacao da Uniao Europeia e na Embaixada da Belgica em Nova Deli), e a gestao das politicas europeias a nivel local no Grande Paris. Profundamente eurofilo, o David cresceu em Barcelona e domina o espanhol, o frances e o ingles. Juntou-se a nossa equipa em fevereiro de 2018.


Arthur DAEMERS, Consultor júnior.
Formado em Política Europeia (MSC) na London School of Economics and Political Science (LSE) e em História, Política e Economia na University College London (UCL), Arthur tem acompanhado de perto a política britânica e europeia junto a uma mídia independente de Londres. Em seguida, especializou-se em comunicação política lidando com atores franceses, britânicos e europeus. Interessado nas interações entre instituições públicas e empresas privadas, ingressou na equipe em setembro de 2019.


Dorian DURAL, Consultor júnior.
Licenciado em Direito da União Europeia pela Faculdade de Direito e Ciências Políticas de Aix-en-Provence e com um Diploma Universitário em Direito Comum, Dorian nasceu na Martinica e viveu vários anos em África. Ele juntou-se à equipa em março de 2019.

Ugo ROSTAING, Consultor júnior.
Formado em Estudos Europeus (Mestrado) da Universidade de Estrasburgo (Sciences Po Strasbourg), o Ugo possui um conhecimento aprofundado da mecânica de tomada de decisão ao nível nacional francês e europeu. Trabalhou em particular na implementação de políticas europeias ao nível local quando tinha o cargo de assessor parlamentar junto a um deputado de Bas-Rhin (França). Especializado em questões ultramarinas e sobre o funcionamento do Parlamento Europeu, tendo estado envolvido na campanha para as eleições europeias, juntou-se à equipa em julho de 2019.