O perfil dos nossos consultores é voluntariamente variado para que cada dossiê possa beneficiar duma análise tão completa quanto possível. Têm todos em comum o fato de ter exercido funções de alto nível em grandes empresas ou no coração das instituições europeias e nacionais.


Catherine ULLENS de SCHOOTEN, Presidente de Action Europe.
Formada em psicologia, Catherine trabalha há mais de 35 anos na área da comunicação, publicidade e marketing. Começou a sua carreira como diretora do Orient Express para a Bélgica. Mais tarde, criou a sua própria empresa de relações públicas e relações com a mídia com uma clientela muito diversificada: Paribas, British Tourist Authority, Income, Armani, Diners Club, Levi’s Jean, etc. Essa experiência levou-a a atuar como Diretora de Comunicação e Marketing da FNAC Bélgica durante 10 anos. Contratada como Diretora de Comunicação do Grupo De Boeck durante 5 anos, Catherine juntou-se ao Catella Group como Consultora Sênior, nos Departamentos de Transação e Investimento durante 6 anos, e depois realizou trabalhos de comunicação e lobbying para clientes internacionais com a sua própria empresa CCFG. Solicitada pelos acionistas, ingressa na Action Europe para atuar como Presidente e Diretora Executiva.


Benoît LOMBRIERE, Diretor Geral adjunto, Presidente de Action Europe Paris.
Formado em escolas de negócios (ESSEC e IEP em Bordéus), Benoît Lombrière trabalhou como conselheiro parlamentar na Assembleia Nacional em França e em vários departamentos ministeriais durante quase dez anos. Antes de trabalhar para Action Europe, foi conselheiro do Presidente da Republica francesa sobre questões ligadas aos departamentos ultramarinos. Benoit Lombrière é um especialista dos circuitos de decisões governamentais e administrativos. A sua análise sobre questões de poder revela-se na maior parte das vezes determinante para adotar a melhor estratégia a seguir no âmbito da execução eficaz dos dossiês dos nossos clientes.


Emmanuel DETTER, Consultor Sénior, responsável pelas relações com a Comissão Europeia.
Formado em escola de negócios (Lyon) e licenciado em sociologia, Emmanuel Detter iniciou a sua carreira no Ministério dos Departamentos Ultramarinos onde era responsável pelas restruturações industriais. Depois disso, exerceu a função de Secretário Geral junto ao Grupo Labeyrie, e de Diretor Financeiro junto ao Grupo Tracing Server. Emmanuel Detter começou a trabalhar para Action Europe em 2007 e contribuiu de forma importante ao trabalho da empresa com a sua experiencia operacional de alto funcionário financeiro em grandes empresas industriais, associada com os seus conhecimentos das instituições públicas e das questões ultramarinas.


Laetitia de LA MAISONNEUVE, Consultora Sénior, responsável pelas relações com a Assembleia Nacional e o Senado (Paris)
Jurista de formação e licenciada em direito público nacional e Europeu (Universidade Paris-Descartes), Laetitia de la Maisonneuve tem uma experiencia parlamentar de vinte anos, exercendo a função de assessora parlamentar de vários deputados na Assembleia Nacional, de conselheira do Presidente do Senado, conselheira parlamentar do Primeiro Ministro, do Ministro dos Departamentos Ultramarinos, e do Ministro do Ordenamento do Território. Laetitia de la Maisonneuve é uma especialista reconhecida sobre o funcionamento do Parlamento e das instituições francesas.


Kathleen FIGUEIREDO LAISSY, Consultora Sénior, responsável pelas relações com o Parlamento Europeu.
Kathleen Figueiredo Laissy tem um Mestrado (MSc) em gestão de desenvolvimento da London School of Economics (LSE) e uma licenciatura em relações internacionais e estudos de desenvolvimento (Universidade de Sussex, Reino Unido). Antes de trabalhar para Action Europe, Kathleen Figueiredo Laissy exerceu o cargo de gestora de assuntos públicos europeus para a empresa líder dinamarquesa no setor da energia DANFOSS, e antes disso foi Diretora adjunta de uma organização internacional intergovernamental, European Bureau for Conservation and Development (EBCD). Fluente em francês, inglês, português e espanhol, Kathleen Figueiredo Laissy desenvolveu uma rede sólida de contactos junto das instituições Europeias e de organizações internacionais. Integrou a equipa de Action Europe em setembro de 2016.


Thomas LEDWIDGE, Consultor.
Thomas Ledwidge tem uma licenciatura em filosofia, politica e economia da Europa da universidade de Kent (Reino Unido) e um mestrado em relações internacionais (universidade de Lille). Thomas Ledwidge tem vários anos de experiencia em administrações estatais descentralizadas e desconcentradas. Antes de integrar a empresa em janeiro de 2012, Thomas Ladwidge trabalhou para o Ministério da Agricultura. A sua experiencia técnica sobre os dossiês é muito valiosa no trabalho quotidiano de Action Europe. Thomas Ledwidge é fluente em inglês.


Julie BEAUFILS, Consultora júnior.
Julie Beaufils tem um mestrado em politicas públicas da universidade de ciências politicas de Paris, durante o qual passou um ano a estudar na universidade de King’s College London. Trabalhou para o Ministério da Cultura e da Comunicação em ligação com o Parlamento francês. Adquiriu a sua experiencia enquanto consultora independente realizando varias missões trabalhando em francês, inglês e espanhol. Tendo um interesse pronunciado pelos assuntos europeus, integrou Action Europe em junho de 2016.

David PASCUAL-COLLETTE, consultor junior.
Depois de um Mestrado em Assuntos Europeus da Universidade de Ciencias Politicas em Paris, o David descobriu a diplomacia europeia na India (durante um estagio na Delegacao da Uniao Europeia e na Embaixada da Belgica em Nova Deli), e a gestao das politicas europeias a nivel local no Grande Paris. Profundamente eurofilo, o David cresceu em Barcelona e domina o espanhol, o frances e o ingles. Juntou-se a nossa equipa em fevereiro de 2018.

Wilfried ANDRE, consultor junior.
Graduado da ESSEC Business School em Paris, com um Mestrado em direito publico da Universidade de Paris II-Assas, e um certificado de aptidao para a profissao de advogado, o Wilfried tem experiencia juridica em direito economico publico adquirido em escritorios de advocacia franceses e internacionais. Ele interveio nomeadamente no contexto de litigios perante as jurisdicoes europeias e francesas, para atores publicos (autoridades estaduais, locais) e privados. Acostumado aos desafios da economia regional, bem como questoes constitucionais e parlamentares, os quais ensina na universidade, o Wilfried tem um bom conhecimento dos processos de decisao local, nacional e europeia